Fomulários Acadêmicos – Campus Avançado Arapongas
Fomulários Acadêmicos

Fomulários Acadêmicos

Atualizado em

Copiado!

 

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES

Entende-se por Aproveitamento de Estudos Anteriores a dispensa de frequência em componente curricular do curso do IFPR em que o estudante comprove já ter cursado com êxito em outro curso.

O estudante deverá estar matriculado ou ainda não ter cursado o componente curricular para o qual solicita o aproveitamento de estudos, até que seja expedido o resultado do seu pedido de aproveitamento.

Caso as ementas, programas e carga horária seja inferior a 75% da indicada no componente curricular a Comissão de Análise poderá aplicar em caráter complementar avaliações teóricas e/ou práticas aos estudantes a fim de verificar a apropriação dos conteúdos necessários ao aproveitamento dos componentes curriculares (para os cursos Técnicos – Resolução 54/2011, Art. 65). Para os cursos de graduação a carga horária cursada não poderá ser inferior a 75% daquela indicada na disciplina do curso do IFPR podendo também envolver avaliação teórica e/ou prática (Resolução 55/2011, Art. 83).

É vedado o aproveitamento de estudos anteriores entre níveis diferentes de ensino. O estudante que tenha frequentado curso superior e deseje aproveitar nos cursos técnicos de nível médio, por exemplo, deverá solicitar mediante CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES.

Não serão aceitos pedidos de Aproveitamento de Estudos Anteriores fora do Prazo estabelecido em Calendário Acadêmico.

Formulário de Aproveitamento de Estudos Anteriores – CLIQUE AQUI

 

 

CANCELAMENTO DE REGISTRO ACADÊMICO (voluntário)

O cancelamento de registro acadêmico é o ato de desligamento do estudante do Instituto Federal do Paraná. O estudante poderá a qualquer tempo solicitar o cancelamento de seu registro acadêmico. Aos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio é vedada solicitação de Cancelamento de Registro Acadêmico, neste caso o discente ou seu responsável legal, se menor de idade, deverá solicitar transferência para outra instituição de ensino.

Formulário de Cancelamento de Matrícula Voluntário CLIQUE AQUI

 

CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES

Entende-se por Certificação de Conhecimentos Anteriores a dispensa de frequência em componente curricular do curso do IFPR em que o estudante comprove domínio de conhecimento através da aprovação em avaliação. O estudante deverá estar matriculado ou ainda não ter cursado o componente curricular para o qual solicita a certificação de conhecimentos, até que seja expedido o resultado do seu pedido de aproveitamento.

Formulário de Certificação de Conhecimentos Anteriores CLIQUE AQUI

 

TRANCAMENTO DE CURSO

Entende-se por trancamento de curso a interrupção total das atividades escolares, por tempo determinado, a pedido do estudante. O estudante poderá realizar o trancamento de sua matrícula nos cursos técnicos ou de graduação sem comprometimento de seu vínculo com a Instituição. O trancamento de matrícula no curso somente poderá ocorrer a partir do segundo período letivo, exceto nos casos previstos em Lei.

Formulário de Trancamento de Curso CLIQUE AQUI

 

 

TRANSFERÊNCIA PARA OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

As transferências para outras Instituições de Ensino podem ser feitas a qualquer tempo, de acordo com as normativas do IFPR, desde que o aluno não esteja respondendo a Processo Disciplinar e esteja com matrícula ativa.

Formulário de Transferência para outra Instituição de Ensino CLIQUE AQUI

 

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.